Quem é a maturidade? Nós, somos maduros em que, quando e até onde?
Apriore quero abordar, uma existente e significante diferença entre maturidade e maturação. Teremos como conceito de maturação nesse objetivo, as evoluções bioquímicas que acontecem na nossa fantástica e indecifrável maquina de inteligência que é o nosso cérebro. A maturação, é o que difere um ser adulto, de um recém nascido. É o que esclarecer que uma criança com meses de idade não é apenas um homem em pequeno tamanho, idealizando as suas capacidades mentais, é claro. Os processos de maturação, são para a formação e preparação biológica da mente humana para receber os dotes da inteligência.
E me sinto profundamente aliviado em esclarecer isso, pois canso de estautiar-me ao ouvir pessoas que são mais velhas baterem no peito sacudindo a poeira da sabedoria, que parece estar sendo transpirada pelos mesmos. Chega "dói na alma". Pouco sabem que quem mais aprende mais enxerga o quão precisam aprender e nunca considerar-se-ão sábios o suficiente.
Meu pai uma vez, se utilizando dessa atitude descrita acima, disse à mim, "Eu tenho quarenta anos de praia rapaz... tá pensando o que?". Pra quem não sabe, "praia" na época dele significava aprendizagem. Ele sempre falou isso, mas a ultima vez que falou eu me coloquei a pensar. No mesmo instante que ele falou me veio a lembrança que tenho do rosto esculpido de Aristóteles. Pensei com meus botões, Aristóteles que era Aristóteles, com toda sua "praia" filosófica, morreu dizendo "Só sei que nada sei" e ai vem um senhor se colocando no céu pelos seus quarenta anos de "praia". rs. Em fração de segundos olhei pra ele e disse, tomara que no primeiro ano, você tenha passado protetor solar. Acho que ele não entendeu nada. Mas nem era esse o meu objetivo, fazer com que ele entendesse, apenas queria colocar as coisas como acho que devem ser colocadas , por isso não me importei se ele entendeu, era mais para o meu interior do que para uma imagem exterior.
Gostei muito da imagem que escolhi. Tem uma ideia bastante paralela com o objetivo exposto. Um homem, envelhecendo. Ótima. Maturidade é uma conquista, uma conquista muitas vezes adquirida das mais diversas formas. Surras da vidas, livros, conselhos, amizades.
Mas, maturidade também é escolha. Quem escolhe amadurecer a sua mente e por conseqüência talvez seu espírito, dedica-se minuto após minuto à pensar nas suas atitudes, e colocá-las na balança da justiça. Está ai um ser fundamental para a constante aquisição desse "tesouro". A balança da justiça. O discernimento de certo e errado. O saudável e o prejudicial. Só Deus sabe o quanto são fundamentas. Olha só ele entrando na conversa de novo. Deus, eis ai a minha balança.
Eis ai o meu chão.
Estou com um livro de psicologia aqui, chamado "Dominando seus estados de espírito" de um autor que defende muito os aspectos biológicos do comportamento. Ele apresenta as reações biológicas que existem em nossos comportamentos, principalmente os indesejáveis, e traçando vários perfis de personalidade, mostra para cada perfil uma forma viável de conseguir controlar a situação mesmo quando parece estar todo fora de controle. Mas não quero falar muito sobre isso, apenas citei como bom exemplo de que existem sim ferramentas muito úteis e acessíveis para a aquisição da maturidade. Custou apenas 6 reais, na livraria "mente positiva" Av. Getúlio Vargas. Esse não vou terminar aconselhando para o sensato, nem apresentando o salutar. Vou fazer um pedido a Deus. Para mim, e para todos os que lerem este texto. SENHOR, dá-nos a sabedoria que destes à Salomão para reinar Israel, que esta magnífica sabedoria, nos dê a suficiente maturidade para sermos dignos de dirigir as nossas vidas. Pelo nome santo e sábio de Jesus. Amém.
Paz e graça.
;)
Maturidade ao povo que dizem saber tudo, quando nada sabem, pois julgam ter nos fios brancos da cabeça, sabedoria!!!
ResponderExcluirBom texto.
Abraço!
Penso que a maturidade esta ligada diretamente com a experiência uma condição curiosa e impressionante, visto que as desvantagens do envelhecimento são tão profundas que só o conforto do conhecimento a ameniza"DEUS e realmente perfeito".
ResponderExcluirA maturidade e comparativa e varia por idade, a mesma se da de acordo com a experiencia de vida não importando em que essa experiencia foi especializada. Concluo-o que por mais experiente que o jovem seja, ainda sim a verdadeira maturidade está mais perto do que ontem embora mais longe do que se imagina...